quinta-feira, 23 de junho de 2011

Set-up de uma Parts-Caster

Essa belíssima Tele foi montada pelo seu dono. Ele encomendou o corpo e braço, comprou as peças e os componentes e montou sozinho. Ficou sensacional. Linda. Sunburst formidável.



O detalhe do headstock limpinho revela que essa é uma guita especial.


Ele me pediu uma ajuda pra ajustar o braço. Vamos lá...


Notei que o tensor estava solto, quase sem aperto algum.


Segundo o dono, apesar dos cavaletes da ponte estarem no mínimo, as cordas ainda estavam muito altas. A linha verde indica exageradamente como o braço/escala deviam estar.


Ele calçou o braço, dando uma pequena inclinação em relação ao corpo, para ter mais possibilidade de regular os cavaletes. A guitarra ficou assim (exagerando):



Nessa condição, as cordas continuavam altas na 12a casa. E pela elevação no fim da escala, as cordas trastejavam ou abafavam completamente quando digitadas nessa região.
Troquei o calço de papelão por um de plástico. Dei uma lixada num cartão de crédito velho pra dar uma sutil forma de cunha.




Não dá pra ver muita coisa na próxima foto, mas enfim...



Depois um belo ajuste do tensor e uns dias de repouso, foi possível melhorar bastante a ação das cordas e praticamente eliminar os problemas de trastejamento/abafamento.

Ajustei o jack porque estava difícil de inserir os plugs.


Na próxima foto dá pra ver que a eletrônica é especial. O potenciômetro duplo concêntrico é um volume independente para cada captador. Um estava "pegando" no outro por uma diferença dos diâmetros da haste do pot e dos knobs.



Eu fiz o seguinte:











Depois disso foi só montar os knobs.

Um nut novo de osso também foi solicitado.








Por fim, fiz um pequeno ajuste em dois trastes que estavam altos.








Depois disso foi só trocar as cordas e fazer o set-up.

Valeu.

3 comentários:

  1. Gstei da frase final: depois disso foi 'só'... Hehehe. Belo trabalho, senhor luthier.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Caramba Alemão! Vc sempre tem umas soluções de japoneis! Belo trampo, mto engenhoso. Gostei da pedra de lixamento. Quanto faz uma igual? Abs. Cherches

    ResponderExcluir
  3. Nice job! Parabéns mano!
    Taubrós!?

    ResponderExcluir